Cursos‎ > ‎Google AppEngine Java‎ > ‎

Capítulo 1: Introdução

Para programar para a web é preciso entender o que é a web. A Internet é considerada a rede mundial de computadores, onde milhares de diferentes tipos de dispositivos podem conectar-se uns aos outros. Estes dispositivos se conectam utilizando a rede de computadores e seus protocolos. Alguns nomes importantes entre os protocolos de rede estão o protocolo IP (IPv4 e IPv6), o protocolo TCP e o protocolo HTTP. Estes protocolos são, basicamente, um conjunto de regras que definem como os computadores podem conversar uns com os outros, definem quando e como as mensagens enviadas em cada pacote de comunicação em rede deve ser coficiado e decodificado.

Com estes protocolos, os computadores podem então fazer conexões entre si para enviar e receber dados. A web é a composição de todos estes protocolos, com o objetivo de trocar mensagens de hipertexto. Hipertexto foi o conceito que deu origem à internet como conhecemos hoje. Basicamente, um documento de hypertexto é um documento de texto que possui links de conexão com outros documentos. Estes hyperlinks permitem que conteúdos diferentes sejam relacionados entre si, formando uma espécie de enciclopédia infinita. O formato dos documentos utilizados para descrever este hypertexto é o HTML, ou HyperText Markup Language, traduzido literalmente como Linguagem de Marcação de Hypertexto.

Chamamos de linguagem de marcação porque, além do texto, temos tags que marcam e estruturam o documento, tais como as tags envolvendo o título, o sumário, autor, cabeçalho e rodapé do documento. Existem também tags que ligam este documento com outros documentos, em diferentes formatos, como imagens, áudio, vídeo, folhas de estilo e outros documentos de hypertexto.

Importante: Ao contrário do que muita gente pensa, HTML não é uma linguagem de programação! Considera-se um erro dizer que você "progama em HTML", mas dizer que você "escreve documentos HTML" é muito mais adequado.

O que acontece quando acessamos um site?

Quando você acessa um site, como por exemplo, o www.google.com.br, o que acontece? O navegador de internet vai executar uma sequência de operações diferentes, até exibir a você o conteúdo do site. 
Comments